Alexandre Curi toma posse como presidente da Alep nesta segunda
Deputado estadual afirma que seu mandato será pautado pela eficiência, inovação, sustentabilidade e transparência
Publicado: 02/02/2025, 15:22
Com o título de deputado estadual paranaense mais votado nas últimas Eleições Gerais, Alexandre Curi toma posse na presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) nesta segunda-feira (03), com a missão de modernizar a gestão do Poder Legislativo e aproximá-lo da população.
A nova composição da Mesa Diretora ainda contará com o deputado Gugu Bueno (PSD) à frente da primeira secretaria. A deputada Maria Victoria (PP) permanecerá no comando da segunda secretaria, que faz parte da Comissão Executiva.
A deputada Flávia Francischini (União) assumirá como primeira vice-presidente, sendo a primeira mulher a ocupar o posto em 170 anos do Legislativo estadual. Completam o grupo o deputado Delegado Jacovós (PL), como segundo vice-presidente, e o deputado Moacyr Fadel (PSD), que se tornará o terceiro vice-presidente.
A terceira-secretaria ficará sob o comando do deputado Requião Filho (PT), seguido pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que permanecerá como quarto secretário, e pelo deputado Goura (PDT), que será o quinto secretário.
GESTÃO - Filiado ao Partido Social Democrático (PSD), Alexandre Curi destaca que seu mandato será pautado por quatro eixos: eficiência, inovação, sustentabilidade e transparência. “Meu compromisso é dar sequência no trabalho que já vinha desempenhando como primeiro secretário”, garante.
Na área da transparência, a prioridade será permitir que qualquer cidadão tenha acesso fácil a informações que desejar sobre o Legislativo do Paraná, como salários, licitações ou andamento de projetos. “Queremos ser a Assembleia mais transparente do Brasil”, deseja.
Em relação à inovação, o parlamentar diz que já há um protocolo de intenções encaminhado ao Google para que a Inteligência Artificial seja usada no dia a dia da Alep, como na análise da constitucionalidade de projetos ou no auxílio à elaboração de novas legislações. Para tornar a Casa de Leis sustentável, o presidente eleito projeta a transformação dos prédios do Legislativo em estruturas verdes e inteligentes.
Com a proposta de garantir mais eficiência aos trabalhos parlamentares, Curi ressalta que seu mandato trará modificações no Regimento Interno. Uma das propostas é que os projetos que não receberam emendas não precisarão passar por quatro votações. Outra sugestão é realizar mais sessões ao longo da semana, concentrando a pauta de votação nos primeiros encontros e as manifestações e homenagens para o fim de semana.
De acordo com o deputado, a implementação das medidas pode gerar economia aos cofres públicos. “Somos a única Assembleia do País que devolve ao Executivo cerca de R$ 400 milhões do seu orçamento para aplicação em políticas públicas em favor das cidades paranaenses”, afirma.
REGIÃO - Em entrevista recente ao Portal aRede, Alexandre Curi reforçou a relevância dos municípios dos Campos Gerais para o desenvolvimento do Paraná. "A região é extremamente importante e responsável pelo desenvolvimento do Estado, contribuindo com os números positivos do Paraná", diz
Ainda durante o evento de posse da nova presidência da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), o deputado estadual reforçou o compromisso do Governo do Estado em prol das cidades da região. “Todos os prefeitos dos Campos Gerais terão uma atenção especial. O Governador Ratinho Junior tem compromisso com gestores municipais do Paraná, seja qual for o partido ou ideia", afirma.
Com informações da Assessoria de imprensa.